Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O Evangelho em Áudio, Texto e Comentário



11/04/2016 


vangelho do dia: (João 6,22-29)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
6 22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças.
24 E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura.
25 Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui?"
26 Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal".
28 Perguntaram-lhe: "Que faremos para praticar as obras de Deus?"
29 Respondeu-lhes Jesus: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou".
Palavra da Salvação.
Meditando o evangelho
EM BUSCA DA FÉ PURA
            As intenções das pessoas que procuravam Jesus eram as mais variadas possíveis. Havia quem estivesse sintonizado com sua palavra e se deixava tocar por ela. Mas havia, também, quem estava interessado em ser beneficiado por sua ação, sem se comprometer com ele, com a profundidade requerida de um discípulo do Reino.
            O milagre da partilha do pão causou admiração em muitos. Não faltou quem passasse a olhar para Jesus como solução fácil para seus problemas do dia-a-dia, como é o caso da alimentação. O poder maravilhoso do Mestre bastaria para livrá-los da fadiga de trabalhar para obter o sustento com o próprio esforço. Na hora do aperto, bastaria recorrer a ele.
            Jesus questionou esta mentalidade. Sua missão primordial não era tanto a de oferecer o pão que perece, mas sim, o que gera vida eterna. O horizonte de Jesus superava o imediatismo das necessidades cotidianas.
            O evento da Páscoa, por sua vez, exigiu dos discípulos darem um enfoque correto à sua fé. Quiçá houvesse quem pensasse encontrar no Ressuscitado um caminho fácil para resolver seus problemas. Bastaria invocá-lo e ele se apresentaria para trazer soluções para tudo.
            A comunidade foi levada a ir purificando sua fé no Ressuscitado, de forma a buscar nele e a esperar dele o que ele, realmente, tinha para lhe oferecer.
Fonte: Dom Total
Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário