Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

quinta-feira, 15 de março de 2018

Diário Espiritual: Orando com o Livro de Provérbios 4,1-27



1Ouvi, filhos meus, a instrução de um pai; sede atentos, para adquirir a inteligência,2porque é sã a doutrina que eu vos dou; não abandoneis o meu ensino.3Fui um (verdadeiro) filho para meu pai, terno e amado junto de minha mãe.4Deu-me ele este conselho: Que teu coração retenha minhas palavras; guarda meus preceitos e viverás.5Adquire sabedoria, adquire perspicácia, não te esqueças de nada, não te desvies de meus conselhos.6Não abandones a sabedoria, ela te guardará; ama-a, ela te protegerá.7Eis o princípio da sabedoria: adquire a sabedoria. Adquire a inteligência em troca de tudo o que possuis.8Tem-na em grande estima, ela te exaltará, glorificar-te-á quando a abraçares,9colocará sobre tua fronte uma graciosa coroa, outorgar-te-á um magnífico diadema.10Ouve, meu filho, recebe minhas palavras e se multiplicarão os anos de tua vida.11É o caminho da sabedoria que te mostro, é pela senda da retidão que eu te guiarei.12Se nela caminhares, teus passos não serão dificultosos; se correres, não tropeçarás.13Aferra-te à instrução, não a soltes, guarda-a, porque ela é tua vida.14Na estrada dos ímpios não te embrenhes, não sigas pelo caminho dos maus.15Evita-o, não passes por ele, desvia-te e toma outro,16Porque eles não dormiriam sem antes haverem praticado o mal, não conciliariam o sono se não tivessem feito cair alguém,17tanto mais que a maldade é o pão que comem e a violência, o vinho que bebem.18Mas a vereda dos justos é como a aurora, cujo brilho cresce até o dia pleno.19A estrada dos iníquos é tenebrosa, não percebem aquilo em que hão de tropeçar.20Meu filho, ouve as minhas palavras, inclina teu ouvido aos meus discursos.21Que eles não se afastem dos teus olhos, conserva-os no íntimo do teu coração,22pois são vida para aqueles que os encontram, saúde para todo corpo.23Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida.24Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade!25Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti!26Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos!27Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal.

VERSÍCULO DESTAQUE: 18Mas a vereda dos justos é como a aurora, cujo brilho cresce até o dia pleno.

Azul= Princípio Eterno
Verde= Promessa de Deus
Vermelho= Ordem de Deus

Leia os Artigos, Poesias e Trovas de Antonio Luiz Macêdo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário