Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

sábado, 23 de agosto de 2014

DOM DIVINO E AS LEITURAS DO SÁBADO E DOMINGO




20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
23.08.2014 – SÁBADO
Santa Rosa de Lima

Leituras:
1ª leit.: 2Cor 10,17-11,2
Salmo: 14(15)
Evang.: Mt 13,44-46

Oração do Dia
Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, conduzi-mos, por sua intercessão, aeguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1ª LEITURA
Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.


SALMO DE RESPOSTA
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence. 


EVANGELHO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM
24 0.8.2014 – DOMINGO
São Bartolomeu

Leituras:
1ª leit.: Is 22,19-23
Salmo: 137(138)
2ª leitura: Rm 11,33-3
Evang.: Mt 16,13-20

1ª LEITURA
Leitura do  livro do profeta Isaías – Naqueles dias, 19Depor-te-ei de teu cargo e arrancar-te-ei do teu posto.20Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias.21Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.22Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá;23fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.
- Palavra do Senhor.


SALMO DE RESPOSTA
Refrão: Ó senhor, vossa bondade é para sempre! / Completai em mim a obra começada!
1.De Davi. Eu vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos anjos eu vos cantarei.
2. Ante vosso santo templo prostrar-me-ei, e louvarei o vosso nome, pela vossa bondade e fidelidade, porque acima de todas as coisas, exaltastes o vosso nome e a vossa promessa.
3. Quando vos invoquei, vós me respondestes; fizestes crescer a força de minha alma.
6. Sim, excelso é o Senhor, mas olha os pequeninos, enquanto seu olhar perscruta os soberbos.
8. O Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, eterna é a vossa bondade: não abandoneis a obra de vossas mãos.


2ª LEITURA
33Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!34Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?35Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?36Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.

- Palavra do Senhor.

EVANGELHO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, 13E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.15Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.17E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.18Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;19E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.20Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
- Palavra da Salvação

#VamosEmPaz
Dom Divino

Fontes: Paróquia São Jorge Mártir e CatólicaNet
Imagem Google


Um comentário:

  1. Bom dia, meu amigo e irmão, edifico a minha fé sobre a pedra da resistência, pois nem em dias de maiores tropeços eu deixo de crer em Deus. Amém. Obrigada pela presença amiga e reconfortante na minha vida e da minha família. Tenha um semana de paz em casa. Abraços carinhosos

    ResponderExcluir