Não goste, ame! Pois somente o AMOR é capaz de construir o mundo. (Antonio Luiz Macêdo)..

segunda-feira, 17 de junho de 2019

A VOZ DA IGREJA

Angola - Bodas de Ouro da Diocese de Benguela

A abertura oficial das Bodas de Ouro aconteceu na última quinta - feira (06/06), na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Sé Catedral. Fiéis, religiosos e religiosas participaram da missa de abertura que marcou também a celebração dos 49 anos da Diocese fundada a 6 de Junho de 1970.
Anastácio Sasemblee - Luanda
A diocese de Benguela,  pertencente à Província Eclesiástica do Huambo, em Angola, já está oficialmente a viver o ano jubilar, desde o passado dia 6 deste mês de Junho. 
“Em tudo daí graças” é o lema do jubileu desta Diocese , fundada a 6 de Junho de 1970, pela bula "Omnimode-Solliciti", pelo Papa Paulo VI, quando foi desmembrada da antiga Diocese de Nova Lisboa, hoje arquidiocese do Huambo. Foi primeiro Bispo Dom  Armando Amaral dos Santos.
Na Sé catedral da diocese, testemunharam a abertura do Jubileu de ouro e a celebração dos 49 anos de existência da diocese, sacerdotes, religiosos e religiosas e o santo povo de Deus.
Na homilia da missa, o pastor da diocese Dom António Francisco Jaca exortou os fiéis a uma renovação profunda, consubstanciada, sobretudo na renovação espiritual, moral e social.
“A comunidade diocesana neste ano jubilar é chamada a lutar contra tudo aquilo que o pecado produz como forma de escravidão, de exploração de abusa de autoridade e de descriminação” referiu o prelado.
A diocese de Benguela tem uma superfície de 49 920 Km2. Está localizada no centro litoral de Angola. A maioria da população do território Diocesano é da tribo Ovimbundo.
Dom Jaca sublinhou a necessidade de se criar o caminho do jubileu com amor fraterno, caridade e com devoção, para o prelado este é o caminho para a santidade.
Benguela é a Diocese com mais sacerdotes na Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), a maioria deles ordenados por Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, segundo Bispo da Diocese. Dom  Eugénio Dal Corso, terceiro Bispo da Diocese. No dia 26 de Março de 2018, o Papa Francisco nomeou o Dom António Francisco Jaca para ser o 4° Bispo.
Dom  Armando Amaral dos Santos, primeiro bispo da diocese, de feliz memória, será homenageado nestes 50 anos de igreja particular com a erecção de um centro pastoral diocesano. 

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário